Remodelar e redecorar é o destino certo de todos os ambientes. Porque os gostos mudam, as coisas partem-se e as modas passam, mais cedo ou mais tarde todos os espaços acabam por ter alguma alteração, mesmo por parte daqueles que detestam mudanças.

Por mais bonitos que os ambientes estejam vai chegar a altura da mudança e isso representa uma altura de grande excitação, mesmo que traga consigo alguns contratempos, como barulhos, movimentações extra e quiçá obras.

Evitar projectos demasiado longos, obras que se arrastam ou erros que podem custar caro não é uma ciência exacta, mas passa por encontrar os melhores profissionais para cumprir com os objectivos, e isso inclui ver os seus trabalhos mais significativos tentando encontrar comunhões de gostos e referênciaspositivas.

Para o ajudar nessa tarefa hoje apresentamos-lhe um trabalho escrupulosamente executado pela OFICINA DESIGN, um gabinete com mais de dezoito anos de experiência e um vasto portefólio nas áreas de design de interiores, design gráfico, projectos, obras, remodelações e mobiliário. Junte-se à homify na busca dos espaços perfeitos para si!

O espaço antes da intervenção

IMG_2203

Vamos ser sinceros: – antes não estava mal. Não era uma decoração feia, pesada ou pouco funcional, era apenas um pouco apagada e quiçá até banal. Com toda a certeza já vimos espaços antes de projectos em muito piores condições do que este, mas o tema aqui é melhorar para evoluir.

Reformar não significa um corte total com o passado, podendo e devendo o novo projecto incluir elementos preexistentes, mas implica mudar de forma visível.

IMG_2204

O projecto incidiu sobre uma sala de uma vivenda localizada na Aroeira, um espaço de grandes dimensões inserido numa habitação luxuosa rodeada de grandes jardins. Teve como objectivo a actualização estética do espaço, que como se vê estava um pouco desajustada depois de vinte anos se sofrer actualizações.

senhora aroeira

Depois – todo o requinte condensado num único espaço

5

Esta não é uma sala qualquer… Com 120 metros quadrados, esta sala tem dimensões muito mais do que generosas e funciona como o coração da casa, dando acesso a todos os outros espaços, incluindo a área da piscina e a porta de entrada da habitação.

A diferença do antes para o depois é abismal. A primeira impressão recai logo na alteração do padrão cromático, que se tornou totalmente neutro, baseado em tons terrosos e bege.

Esta paleta foi capaz de fazer sobressair os vários detalhes estruturais de alta gama que a casa j+a tinha, nomeadamente o fabuloso pavimento de mármore cinzento e o revestimento de pedra que rodeia a lareira.

O que ficou

A impressionante obra de arte sobre a lareira já existia, assim como a escultura em mármore branco sobre um pedestal de mármore negro que estabelece a separação entre a sala de click here estar e a sala de jantar, a escultura em tronco fendido e mais alguns items de valor que faziam sentido no novo conceito doespaço. Mas foi só… O resto desapareceu para dar lugar a uma sensção inegável de elegância e requinte que a magestade do espaço já merecia.

Destaque ao mobiliário

DSCF2629

O mobiliário novo é visivelmente de qualidade superior. Cada elemento parece fazer naturalmente parte do espaço, se forçar e sem destoar. Os sofás são as peças de maior destaque, com o seu jogo de tonalidades da mesma cor, que se prolonga no tapete que adorna o pavimento e dá mais calor ao chão frio de pedra.

As diferenças entre os sofás criam um jogo de tons e profundidades usado para estabelecer as áreas de leitura e de televisão. É ainda importante referir que todos os móveis ganharam maior volume, com dimensões mais apropriadas aos enorme espaço onde se inserem.

E não podemos seguir em frente sem fazer referência às bonitas cortinas que paoiam bem a elegância do espaço sem pesar.

A sala de jantar

O espaço organiza-se em duas zonas de cotas distintas, incluindo sala de estar, sala de jantar, um espaço de bar e uma grande surpresa, que veremos mais à frente.

A sala de jantar fica num patamar inferior ao da sala de estar e nitidamente ganhou uma ama nova, Além de moderno este é um mobiliário mais imponente, que não se perde na grandiosidade geral, como o arranjo anterior.

As cadeiras são super modernas, encaixando perfeitamente na escala de tons do ambiente, mas a grande surpresa é a mesa!

Além da cota diferente, o espaço da sala de jantar demarca-se da sala de estar por um pavimento diferente, notoriamente mais claro.

Por fim a mesa de jantar. A sua estrutura é maciça, impondo-se no espaço e ao olhar, mas o seu grande segredo é ser extensível. Quando há mais convidados há mais espaço para que todos fiquem confortáveis!

O candeeiro individualizado, com a sua luz quente e suave é parte integrante de todo o sistema de iluminação projectado para tornar o ambiente mais acolhedor.

A jóia do espaço

2

Acabamos este artigo com a grande surpresa desta sala, com a sua característica mais extravagante e incrível: – uma gaiola!

Na imagem pode ver o bar, que referimos atrás, e em posição central, com todo o destaque, aparece uma espécie de aquário de vidro onde vivem três araras exóticas. Um toque extravagante num espaço naturalmente incrível, que foi escrupulosamente mantido e cujos tons de natureza com certeza inspiraram os profissionais.

1